Ana səhifə

Resumo sobre visitas técnicas nos estados unidos


Yüklə 22.22 Kb.
tarix11.05.2016
ölçüsü22.22 Kb.

Rede BIBLIODATA 01/08/2000



RESUMO SOBRE VISITAS TÉCNICAS NOS ESTADOS UNIDOS

De acordo com o cronograma previsto no Projeto Mellon, foram realizadas, entre os dias 17 e 22 de julho, visitas técnicas às redes SOLINET, AMIGOS, OHIONET e OCLC, por Maria Alice Rebello Nascimento e Edwin Hübner. A seguir os principais aspectos observados em cada uma das redes visitadas:


SOLINET - Com sede em Altanta, abrange os estados do Sudeste dos Estados Unidos. Está há mais de 25 anos no mercado, contando hoje com 815 membros. Entre seus membros podem ser encontradas os mais diversos tipos de bibliotecas, não havendo restrição para a participação. Possui uma equipe de 65 pessoas de tempo integral. É dirigida por uma comissão diretora eleita pelos membros e um diretor executivo. A Diretora Executiva é a Sra. Kate Nevins. A SOLINET foi criada, inicialmente, para distribuir os produtos da OCLC naquela região. Embora os produtos da OCLC ainda tenham grande peso, hoje está oferecendo uma variedade muito grande de produtos e serviços, não só para as instituições membros, mas também para não membros. Aos membros, os produtos são oferecidos com desconto graças ao seu grande poder de negociação com os fornecedores. Como principais serviços e produtos podemos citar:
Serviços da OCLC – Catalogação Cooperativa, FirstSearch, (com mais de 85 bases de dados eletrônicos), ILL (empréstimo entre bibliotecas), CatExpress (ferramenta de catalogação para pequenas bibliotecas), acesso a bases de dados, assinatura de bases eletrônicas, etc.
Serviços de Biblioteca Digital - Administração de recursos, desenvolvimento de coleções virtuais, acordos de cooperação e licença de uso de base de dados eletrônicos.
Produtos e serviços para bibliotecas - Conservação de coleções; conservação preventiva em arquivos, museus e bibliotecas; licença de bases de dados; intermediação para grupos em produtos e serviços como entrega de documentos, (British Library Document Supply Centre) código de barras, etiquetas 3M, Software ARIEL, etc.
Educação continuada e treinamento - Realiza Workshops sobre assuntos de interesse das bibliotecas e treinamento para os serviços da OCLC e outros.
C
onsultoria – programas de planejamento e implementação de serviços que compreende desde o treinamento, administração e outros tópicos dos mais variados interesses das bibliotecas: Planejamento de Tecnologia, Automação de Biblioteca, Projeto de Digitalização, Acesso à Coleção, Preservação, Desenvolvimento de Pessoal.
AMIGOS - A sede da AMIGOS é em Dallas e abrange os estados de Arizona, Arkansas, New Mexico, Oklahoma e Texas. Tem mais de 25 anos no mercado, tendo hoje 652 membros. A equipe da unidade executora é formada por 53 pessoas. AMIGOS é dirigida por uma Junta de Curadores de 12 pessoas eleitas pelos membros, sendo 9 bibliotecários e 3 não. Existem sub-comissão como o comitê executivo e o comitê de orçamento e finanças. A Comissão Diretora estabelece os objetivos da organização e as políticas a serem seguidas para atingir os objetivos, aprova o orçamento e despesas maiores, nomeia, destitui e avalia o Diretor Executivo que não tem direito a voto. A diretora executiva é a Sra. Bonnie Juergens.
AMIGOS também tem na distribuição e representação dos serviços e produtos da OCLC uma das suas principais atividades, provendo acesso e treinamento para os seus membros. Além disto mantém uma série de outros serviços como:
“Amigos A-Plus Services”- É um tipo de intermediação entre fornecedores e as bibliotecas, para assinaturas de jornais eletrônicos, texto completo, CD-ROM, serviços de “Electronic Book”, entrega de documentos, opções de pagamento flexíveis, inclusive com pagamentos anuais antecipados para dedução das despesas. Para o “Amigos A-Plus Services” há 35 fornecedores concorrentes e podem conseguir até 35 % de desconto em determinados produtos.
Trans-Amigos Express - É um serviço de entrega rápida, criado pela AMIGOS. Embora criado para servir o empréstimo entre bibliotecas, não existem restrições e as bibliotecas usam o serviços para outros fins também. Para ter direito ao serviço, a biblioteca paga uma taxa anual e AMIGOS garante a entrega de qualquer ítem em 24, 48 ou no máximo 60 horas. Até o momento só está disponível no Texas e Oklahoma, mas está previsto a sua expansão, nos próximos dois anos, para Arizona, Arkansas e New México.
Serviços de Preservação e Reprodução de Imagem. Recebem fundos do governo destinados a programas de preservação. Dão assistência em questões de preservação, enviam informações ou intermediam contatos com especialistas na área. Também, fornecem treinamento nesta área. Realizam workshops na sede ou no local sobre preservação e outros temas de interesse.
Treinamento - Tem boa infra-estrutura para treinamento e oferecem treinamento desde uso do computador a pesquisa em bancos de dados e questões mais complexas. O treinamento pode ser realizado na sede ou para uma região. Atendem também solicitação específica para as necessidades locais. Para alguns cursos usam tecnologia de ensino à distância, especialmente para conferências, demonstrações e discussões.




OHIONET - Cobre os estados de Ohio, Oeste da Virginia e parte da Pensylvania, com sede em Columbus. Possui atualmente 302 bibliotecas membros, sendo 8 consórcios e Associações de Bibliotecas. É dirigida por uma Comissão Diretora eleita pelos membros, que se reúne regularmente e estabelece as diretrizes e políticas da Rede. Mantém ainda três Conselhos de Consultoria: para tecnologias e telecomunicação, serviços bibliográficos e referência & compartilhamento de recursos. O Diretor executivo é o Sr. Michael Butler.
A OHIONET, como as outras, tem na distribuição dos serviços e produtos da OCLC uma das suas principais atividades, representando mais de 70 % do custo dos serviços prestados.
Atua também na área de preservação e digitalização de documentos, na educação continuada e treinamento e no oferecimento de uma série de produtos para bibliotecas, a preços mais atrativos, que vão desde equipamentos até assinatura de banco de dados e acesso a provedores de informação, como Dialog, Silver Platter, British Library Document Suply, etc. Além disto, a OHIONET ainda mantém três serviços, disponível na Intranet, que não foram observados nas demais Redes, que são:
Library Classifieds - É um serviço de Classificados para as bibliotecas, em que podem anunciar qualquer coisa de que queira se desfazer, como computador, impressora, etc. E outra biblioteca da rede pode adquirir,.
Website Hosting - Bibliotecas que não possuem um servidor Internet. Podem usar o servidor Web da OHIONET para a sua página. Nesta área também oferecem serviços de desenvolvimento de Websites.
Shared Local Databases - Diferente das redes anteriores, a OhioNet mantém um Catálogo com mais ou menos 1.500.000 títulos que é compartilhado entre as bibliotecas que não tem sistema local próprio, ou optaram por uma solução compartilhada e mais barata..




OCLC - Sem dúvida a OCLC pode ser considerada a Rede das Redes, pois ela serve às redes locais com seu vasto elenco de produtos e serviços. Através do seu WorldCat, banco de dados com mais de 43 milhões de títulos, a OCLC tem por objetivo prover informações para o mundo. Um dos seus mais novos produtos é o CORC (Cooperative Online Resource Catalog). Pretende explorar ferramentas automatizadas para catalogação e cooperação entre bibliotecas para a criação de uma base de dados de informações na Web.

Na OCLC a visita consistiu de um tour pelas principais instalações, uma reunião com Nicholas Cop (Diretor para a América Latina & Caribe), Nancy London (Diretora Executiva Américas) e Geroge Needham (Vice Presidente do corpo de membros), onde foi tratado do assunto de uma possível parceria, ou cooperação entre Bibliodata e OCLC. Houve também uma reunião com o presidente da OCLC, Sr. Jay Jordan. Em ambas as reuniões houve demonstração de interesse em uma parceria, visto que a OCLC espera ampliar a base de dados em português para seus usuários.

Nesta reunião foi pedida uma amostragem da base de dados do Bibliodata para análise e ao mesmo tempo o Sr. Nicholas deveria enviar uma proposta (resumida e preliminar) para dar início à discussão de parceria.



Considerações finais - As visitas foram muito bem organizadas, com uma programação previamente agendada, material preparado e horário agendado com os responsáveis pelos diversos setores para falarem sobre as suas atividades. Foi algo além da expectativa. Outros fatos importantes a destacar são:
Treinamento - Todas as redes visitadas dão muita ênfase ao treinamento. Devido às novas tecnologias e novos produtos disponibilizados a cada momento, os usuários tem necessidade de receber treinamento no uso das ferramentas. O treinamento abrange desde uso de ferramentas básicas, como Windows e outros produtos da Micro Soft até os mais complexos de pesquisa e catalogação, bem como questões mais gerais e filosóficas: Importância de Parceria, compartilhamento etc.
Pesquisa de mercado – Realizam muita pesquisa junto aos usuários e fornecedores para saber o que os usuários precisam e quais são os produtos mais adequados que existem.
Olhando o futuro – Sente-se uma preocupação e certa dúvida em relação ao futuro. Ninguém tem certeza sobre o rumo das futuras tecnologias e por isso não fazem planos de longo prazo. As metas são, em geral anuais ou no máximo para dois anos.




Rio de Janeiro, 01 de Agosto de 2000

___________________________________

Maria Alice Rebello do Nascimento

Presidente da Comissão Diretora


___________________________________



Edwin Hübner

Vice-Coordenador da Rede Bibliodata


Verilənlər bazası müəlliflik hüququ ilə müdafiə olunur ©anasahife.org 2016
rəhbərliyinə müraciət