Ana səhifə

Arara Azul espécies em risco


Yüklə 8.17 Kb.
tarix01.05.2016
ölçüsü8.17 Kb.

Arara Azul






espécies em risco

A Arara Azul pertence à mesma família que inclui os papagaios, periquitos, jandaias, além de outras araras. Dentre esses, é a de maior porte, medindo aproximadamente 1 metro de comprimento e pesando 1 quilo e meio. No entanto, quando comparada aos papagaios, sua capacidade de repetir palavras é bastante limitada.





Sua plumagem é caracterizada por um azul-cobalto intenso.







Diferente da maioria dos animais silvestres, não tem medo do ser humano. Ao contrário, até gosta de se aproximar para lhes fazer gracejos.

Possuem bico forte, utilizado para escavar ninhos em árvores que abrigarão suas famílias. Os frutos dessas árvores também são utilizados como alimentos, bem como castanhas e outras frutas. Por habitarem no topo das árvores, um estudo mais profundo sobre a espécie torna-se difícil.

As araras azuis mantêm fortes laços familiares e andam sempre em bandos. Dificilmente são encontradas sozinhas na natureza. O casal de araras é fiel e companheiro, dividindo entre si os cuidados com os filhotes.

A fêmea pode botar até dois ovos de uma vez, mas provavelmente só um deles vingará. Após o nascimento, as araras azuis permanecem cerca de 3 meses sob a tutela dos pais no ninho, para depois se aventurarem no primeiro vôo. Quando completam 1 ano e meio de vida, se separam dos pais arriscando-se em revoadas mais longas sobre a mata.






Não é possível quantificar o número de araras azuis existentes no Brasil atualmente. Sabe-se que não há mais a abundância de outrora. O Pantanal Mato-Grossense é o local onde as araras azuis ainda são encontradas com maior freqüência.



A depreciação do meio ambiente em que vive, desencadeou seu processo de extinção. O comércio ilegal de aves, promovido pela facilidade de captura, dada sua personalidade dócil, agravou ainda mais sua situação. Hoje, a arara azul faz parte da lista oficial de animais em extinção do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis - IBAMA.


Verilənlər bazası müəlliflik hüququ ilə müdafiə olunur ©anasahife.org 2016
rəhbərliyinə müraciət